domingo, 2 de maio de 2010

Prece de Refúgio

Aos pés da árvore Bodhi,
Belamente sentado, pacífico e sorridente,
A fonte viva do entendimento e compaixão —
No Buddha eu tomo refúgio.

O caminho do viver atento,
Que conduz à cura, alegria e iluminação,
O caminho da paz —
No Dharma eu tomo refúgio.

A amável e assistente comunidade da prática,
Que realiza a harmonia, consciência e liberação —
Na Sangha eu tomo refúgio.

Estou consciente de que as Três Jóias estão dentro do meu coração.
Faço o voto de realizá-las.

Faço o voto de praticar o respirar e o sorrir atento,
Olhando profundamente para as coisas.

Faço o voto de entender os seres vivos e o seu sofrimento,
De cultivar compaixão e bondade amorosa,
E de cultivar a alegria e a equanimidade.

Faço o voto de oferecer alegria a uma pessoa pela manhã
E de ajudar a aliviar a aflição de uma pessoa pela tarde.

Faço o voto de viver de maneira simples e sana,
Contente com apenas algumas posses,
E o de manter meu corpo saudável.

Faço o voto de deixar ir toda preocupação e ansiedade a fim de estar leve e livre.

Estou consciente que devo muito
Aos meus pais, professores, amigos e a todos os seres.
Faço o voto de ser digno de sua confiança,
De praticar com todo o coração,
Para que o entendimento e a compaixão floresçam
E para que eu possa ajudar os seres vivos
A serem livres do seu sofrimento.
Possam o Buddha, o Dharma e a Sangha sustentar meus esforços.

(Thich Nhat Hanh /http://www.dharmanet.com.br/zen/refugio.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mente de principiante

"Há muitas possibilidades na mente do principiante, mas poucas na do perito" (Suzuki, Shunryu).