sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O que é nossa mente?

Querer entender o reino dos Budas significa querer entender o seu verdadeiro eu. "O que sou?". Isso é assim, porque a mente é o Buda, e o Buda é a mente. Quando você compreende completamente a sua própria mente, compreende a mente de todos os Budas e de todos os grandes professores. É a mesma mente. Podemos entender esse discurso intelectualmente, mas não entendemos o que, na verdade, ele quer dizer. As pessoas sempre gostam de falar sobre a mente, a mente, a mente, a mente, a mente. Mas o que é nossa mente? Que tamanho tem? De que cor é? Ela é dura ou mole? Redonda ou quadrada? É verde, amarela ou azul? Nós não entendemos essa coisa que usamos a todo momento, todos os dias. Entendemos apenas esta palavra, este nome: mente. E, a despeito das centenas de milhares de livros de filosofia, nós ainda não sabemos, com certeza, onde está a mente! Ela está aqui, ou no meu braço, na minha barriga - onde está minha mente? O que a faz ficar e para onde ela irá? Será que temos mesmo uma mente, ou, na verdade, não temos mente nenhuma? O que é isso? Se você se fizer esta pergunta, muito profundamente, a única coisa que poderá responder é não sei...
[...]
Quando não entende o seu verdadeiro eu, você não entende nada, apenas fica preso no reino provisório dos nomes e formas. E, sendo assim, você não consegue responder.
(Mestre Zen Seung Sahn. A bússola do Zen. Bodigaya)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mente de principiante

"Há muitas possibilidades na mente do principiante, mas poucas na do perito" (Suzuki, Shunryu).