domingo, 1 de maio de 2011

Sorrir como Buda

Quando fizer o esforço de desvencilhar-se de suas preocupações e ansiedades, sorria, por favor. Pode ser apenas o esboço de sorriso, mas conserve-o nos lábios como o leve sorriso de Buda. Quando aprender a andar como Buda andou, poderá sorrir como Buda sorriu. Por que esperar até você estar completamente transformado e desperto? Você poderá começar agora já a ser um Buda em tempo parcial.
O leve sorriso é fruto de sua consciência de que você está aqui, vivo, andando. Ele nutre, ao mesmo tempo, mais paz e alegria dentro de você. Sorrir enquanto pratica a meditação andando manterá seus passos calmos e em paz e lhe dará um profundo senso de bem-estar. O sorriso refresca todo seu ser e fortalece sua prática. Não tenha medo de sorrir.
O seu sorriso prova que você não é um subalterno, mas que é soberano de si mesmo, que você está dando o melhor de si. Chama-se às vezes de Buda "alguém que é soberano de si mesmo ou de si mesma". Os acontecimentos nos empolgam, e perdemos a nós mesmos. A meditação andando ajuda-nos a reconquistar nossa soberania, nossa liberdade como seres humanos. Andaremos então com graça e dignidade como um imperador, como um leão. Cada passo é vida.
(Thich Nhat Hanh. Meditação andando. Vozes)

Um comentário:

Mente de principiante

"Há muitas possibilidades na mente do principiante, mas poucas na do perito" (Suzuki, Shunryu).