sexta-feira, 16 de julho de 2010

Encontrando refúgio na ilha de si mesmo

Na tradição budista, buscamos proteção em vez de receber batismo. Acampanhado por um mestre e envolvido pela Sangha ou comunidade espiritual, você junta as mãos e diz: "Refugio-me em Buda. Refugio-me no Dharma. Refugio-me na Sangha". Esta também é a prática de retornar ao lar. Seu lar é o Buda, o Dharma e a Sangha, e todos estão à disposição neste exato momento. Você não precisa ir à Índia para praticar os Três Refúgios. Pode praticar bem aqui. Isto determinará a intensidade de sua sensação de estar no lar.
Quando Buda estava com oitenta anos de idade e à beira da morte, disse aos discípulos que se refugiassem na ilha de si mesmos (attadipa). Caso se voltassem para eles mesmos e observassem com atenção, alcançariam o Buda, o Dharma e a Sangha no interior deles mesmos. Esta ainda continua sendo uma prática muito importante para todos nós. Sempre que se sentirem perdidos, desesperançados, separados da vida ou do mundo, saibam como praticar o retorno ao lar. O veículo para isso, para ver o Buda, o Dharma e a Sangha, é a respiração atenta. Esta respiração o traz de volta ao lar - ela gera a energia da conscientização, a substância de um Buda.
(Thich Nhat Hanh. Jesus e Buda, irmãos. Bertrand Brasil)

Um comentário:

  1. Buda é razão e racionalismo sem desejos mundanos e ilusões vazias. Ao ler N Buda toda ilusão e desejo derrete e escorre para o universo como pó. Ele deixa você livre da desgraça e do sofrimento á toa pela vida. Aceita-se o inaceitável, em outra situação, porém podemos sair daquilo dai, sem sentir revolta, pena ou tristeza, apenas se deixa passar o que não nos traz beneficio algum realmente.

    ResponderExcluir

Mente de principiante

"Há muitas possibilidades na mente do principiante, mas poucas na do perito" (Suzuki, Shunryu).