11 Caminhos criativos para evitar se tornar um workaholic
Texto traduzido do blog Zen Habits, escrito por Tammy Strobel.
Nossa cultura celebra que as pessoas trabalhem demais. Nós ouvimos histórias de pessoas que "viraram" a noite no escritório, ou sobre indivíduos que nunca tiraram férias. Trabalhar demais não significa que se ganhará uma estrelinha dourada ou um aumento.
Trabalhar demais costuma reduzir a produtividade, drenar a criatividade, e afetar negativamente os relacionamentos com amigos e família. Não me entenda mal, perseguir sua paixão é um presente maravilhoso e não há nada de errado em trabalhar duro nos projetos que você ama. Entretanto, é essencial ter intervalos. Não importa se você trabalha em casa ou em um escritório, a pausa é essencial para nutrir o espírito criativo.
Abaixo há alguns meios criativos de evitar se tornar um workaholic.
1. Defina limites claros.
Tenha certeza que suas horas de trabalho são consistentes. Por exemplo, se você trabalha das 8h às 17h assegure-se de deixar o escritório às 17h. Não se atrase.
2. Durma o suficiente.
"Se você encontrar alguém que está agindo como um tolo, há uma boa chance de que a pessoa está sofrendo de privação de sono." ~ Jason Fried e David Heinemeier Hansson, Rework
Ficar acordado até tarde trabalhando em um projeto e levantar da cama às 5 da manhã para ir ao escritório não é uma boa estratégia. Falta de criatividade, moral diminuída e irritabilidade são alguns dos sintomas de pessoas que não dormem o suficiente. Trabalhe melhor, não mais.
3. Desconecte-se da internet.
Boa parte das atividades não requerem conexão de internet todo o tempo. É incrível o que pode acontecer quando você se afasta por alguns minutos da tela do computador ou do smartphone ou de um dispositivo móvel qualquer. As idéias mais matadoras vêm quando você está tomando um banho, caminhando, cozinhando, em geral, 'não trabalhando'.
Todo mundo é criativo e as idéias vêm até você em momentos estranhos. Não é porque você teve idéia que você deve sair fazendo naquele momento. Anote a idéia para não a esquecer e aproveite o tempo livre.
4. Passe um tempo com a natureza.
Passar um tempo com a natureza é um ótimo redutor de stress, nos desconecta das preocupações diárias e das mensagens incessantes que chegam do trabalho. Defina um tempo do seu dia para passar ao ar livre. Por exemplo, reserve 30minutos do seu dia para uma caminhada e se concentre na paisagem. Não há pressa. Leve o tempo necessário, tente entender os sentimentos e observe a beleza natural ao redor.
5. Arrume tempo para os amigos, para a família para seu companheiro (a).
Se você está trabalhando demais, provavelmente está sacrificando o tempo que passa com seus amigos, família e com seu companheiro (a). Fazer um trabalho que você adora é extremamente importante, mas também o são as pessoas que amam você. Leve em consideração como você utiliza seu tempo e o que é mais importante na sua vida. Quando você está com sua família, amigos e com a pessoa que você ama, realmente esteja lá. Faça um esforço para estar presente. Por exemplo, se você está tendo uma conversa com um amigo, ouça o que ele realmente está dizendo. Se envolva e pergunte sobre o assunto.
6. Coma comida de verdade.
Um efeito colateral de trabalhar demais é comer muito fora de casa e menos comida caseira. Comida real inclui: frutas, vegetais e muitos grãos. Antes de ir trabalhar, separe um tempo para se preparar um café da manhã, ou chegue mais cedo e se prepare um jantar saudável.
Mas o mais importante é não comer enquanto você estiver trabalhando. Aprecie a comida e saboreie cada mordida. Estudos demonstram que se você comer muito rapidamente, você come demais e acaba ganhando peso.
7. Encontre um hobby.
Cultive um hobby, de preferência algo que não esteja relacionado ao seu trabalho diário. Inicie um brainstorming de seus interesses. Por exemplo, você pode começar a correr, caminhar, escrever, ler livros, tocar um instrumento musical. Um hobby deve ser uma coisa que te traz alegria; algo em que você pode se soltar e se encontrar.
8. Ouça seu corpo.
Se você estiver trabalhando demais você começará a se sentir cansado, resmungão e apático. Todos estes sintomas são sinais que você precisa desacelerar.
É essencial que você ouça seu corpo. Quando você ouve seu corpo, você sabe se você está doente ou se precisa apenas de um tempo extra de descanso.
9. Constantemente se questione sobre seus objetivos e seu propósito de vida.
É importante continuamente avaliar seus objetivos, seu propósito de vida e seus comportamentos.
Por exemplo, se você constantemente fica até tarde no escritório, sacrifica seus relacionamentos por causa do trabalho, checa obsessivamente seus e-mails, pergunte a você:
Por que estou fazendo isso?
Qual é o objetivo final?
Os meus comportamentos são saudáveis?
10. Continue cultivando hábitos saudáveis.
Desenvolver hábitos saudáveis não é uma coisa que acontece do dia pra noite. Trabalhando em pequenas mudanças no comportamento todos os dias, você pode fazer grandes mudanças em longo prazo. Por exemplo, ao invés de checar seu e-mail a cada 5 minutos, comece à checá-lo 3 vezes ao dia.
Também, considere incorporar pequenas mudanças na sua rotina diária, como fazer 30 minutos de exercícios todos os dias, preparar uma refeição saudável e estar presente quando você passar tempo com seus amigos e família.
11. Busque um equilíbrio entre a vida profissional e familiar.
Se você acha que você é um workaholic, busque ajuda com outras pessoas. Conecte-se com amigos, família, e considere a terapia como uma opção. Se você acredita que está impactando negativamente sua vida, faça alguma coisa a respeito do problema. Nós somente temos uma vida. Portanto, viva-a bem e cuide de você mesmo.
Fonte:http://zensimples.blogspot.com/search/label/vida%20profissional
Mente de principiante
"Há muitas possibilidades na mente do principiante, mas poucas na do perito" (Suzuki, Shunryu).
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