sábado, 23 de abril de 2011

Ciúme dos outros?

Se você meditar corretamente, perceberá que o "eu", na verdade, não existe. E já que esse "eu" não existe, então o que é que pode se tornar famoso ou ganhar a aprovação dos outros? Se as pessoas se dessem conta de que o "eu" não existe, não sofreriam tanto - e tampouco causariam tanto sofrimento a outros - a fim de conferir alguma reputação ou fama a esse "eu". Tampouco se importariam quando outra pessoa parecesse mais querida do que elas próprias: o ciúme dos outros não apareceria. Esse "eu" simplesmente não existe em lugar algum. É por isso que, se você meditar, compreenderá que o desejo pela fama é uma impureza.
(Seung Sahn. A bússola do Zen. Bodigaya)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mente de principiante

"Há muitas possibilidades na mente do principiante, mas poucas na do perito" (Suzuki, Shunryu).