sábado, 6 de março de 2010

Meditação - Zazen

Para efetivar a bem-aventurança que vem da meditação, deves praticá-la com uma pura intenção e firme determinação. O quarto de meditação deve ser calmo e limpo. Não mantenha pensamentos bons ou maus. Somente relaxa e esquece que estás meditando. Não desejes a realização pois esse pensamento te deixará confuso.
Senta numa almofada da maneira mais confortável possível, usando roupas folgadas. Mantém o teu corpo ereto sem te inclinares para a esquerda ou a direita, para frente ou para trás. Os teus ouvidos devem estar em linha com os teus ombros, e o nariz numa linha reta com teu umbigo. Mantém a língua na abóbada palatina da tua boca e feche os lábios. Mantém teus olhos ligeiramente abertos e respire pelas narinas.
Antes de começares a meditação, respira lentamente fazendo profundas inspirações e expirações. Mantém teu corpo ereto, permitindo que a respiração seja novamente normal. Muitos pensamentos irão inundar tua mente, ignora-os, deixe que eles passem. Se eles persistirem, sejas consciente deles com uma consciência que não pensa. Em outras palavras, pense não pensando.
A meditação zen não é uma cutura física, nem um método para ganhar algo material. É uma pacificação e uma benção sem si mesma. É a realização da verdade e da sabedoria.
(Mestre Dogen, adaptado do Fukanzazengi. Ensinementos do Buda, Rocco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mente de principiante

"Há muitas possibilidades na mente do principiante, mas poucas na do perito" (Suzuki, Shunryu).